Ecoer Engenharia entra para história de Santiago na instalação de usina de etanol 

Diário

Ecoer Engenharia entra para história de Santiago na instalação de usina de etanol 
O processo de desenvolvimento de uma região funciona como uma engrenagem, onde cada componente tem um papel fundamental para que o mecanismo funcione por completo. E assim tem sido no processo de instalação da usina de etanol que está em andamento em Santiago e que, em breve, deve mudar a realidade econômica do município. A empresa Ecoer Engenharia, de Santa Maria, é quem está por trás de toda assessoria através de seus serviços, na busca das licenças ambiental, topográfica e geológica para a implementação do complexo industrial que pertence a empresa CB Bioenergia. O primeiro grande passo já foi dado, que foi o recebimento da licença ambiental para a instalação da usina. Conforme o CEO da Ecoer Engenharia, Rodrigo Bortoluzzi, foi grande desafio atender essa demanda. 

– Tivemos pouco tempo para execução dos serviços e entrega dos laudos necessários. No entanto, fizemos dentro do prazo e já estamos com a licença em mãos. É muito importante para a Ecoer contribuir com o desenvolvimento da região e ter parcerias como esta, com a CB Bioenergia e a prefeitura de Santiago – considera Bortoluzzi. 

Prefeito de Santiago, Tiago Gorski (a partir da esquerda), o CEO da Ecoer Engenharia Rodrigo Bortoluzzi, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fepam, Renato Chagas.

Conforme o prefeito de Santiago, Tiago Gorski, a empresa é uma parceira fundamental e indispensável para a todo esse processo de licenciamento ambiental da CB Bioenergia, que está fazendo o maior empreendimento privado da história do município. 

– A Ecoer tem um perfil agilizado que trouxe soluções e, principalmente, a segurança para que possamos viabilizar o empreendimento com menor impacto ambiental possível, levando todo o contexto do tripé da sustentabilidade que é o econômico, o social e ambiental, para dentro do projeto. É uma empresa muito resolutiva, porque pauta, também, pela orientação e experiência que os profissionais que trabalham nela têm, e que nos auxiliam muito na tomada de decisão mais correta possível para o empreendimento. É uma empresa jovem, mas com uma experiência imensa graças aos profissionais que atuam nela, que têm a formação muito específica, mas principalmente o perfil de estar sempre orientando e buscando as melhores e seguras alternativas para os investidores – comenta o chefe do Executivo santiaguense. 

A licença para a implementação, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), foi entregue pelo Governo do Estado através da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e prevê a instalação de equipamentos e estruturas destinados à produção do biocombustível. O próximo passo será a solicitação de Licença de Instalação, para dar início às obras do complexo industrial. 

EM NÚMEROS 

A usina da CB Bioenergia poderá produzir 10 milhões de litros de álcool etílico por ano a partir do beneficiamento de grãos. Ou seja, a produção utilizará como matéria-prima o trigo, a cevada, o centeio, o milho e o triticale e terá como público-alvo o mercado de aviação agrícola e de distribuição de combustível. A usina deve gerar cerca de 100 empregos diretos, além da mão-de-obra empregada na construção. A unidade industrial compreenderá ainda uma fábrica de ração animal para suínos, equinos e bovinos, produzida a partir de resíduos do processo fermentativo dos grãos. Por meio do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS), o Estado concedeu ao projeto um aporte de R$ 35 milhões. O investimento total da CB Bioenergia para conclusão da obra chegará a R$ 75 milhões. As obras devem iniciar em março de 2023. 

UMA EMPRESA PREPARADA PARA TODAS AS DEMANDAS 

Em atividade há seis anos, a Ecoer Engenharia hoje é referência em atuação na prestação de serviços ambientais, de topografia e engenharia em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, bem como permite atuação em estados como Santa Catarina, Paraná, Bahia e Minas Gerais. Para isso, conta com uma equipe multiprofissionais como biólogo, geóloga, agrimensor e engenheiros ambientais.

– O principal objetivo é garantir qualidade no nosso serviço e atender com eficácia a demanda dos nossos clientes, reduzindo os custos. Atuamos para solucionar quaisquer questões de desequilíbrios ambientais, na busca por um desenvolvimento sustentável e ecologicamente corretos. Seja na gestão ambiental de empresas e cooperativas da região, na gestão e orientação dos seus colaboradores, ou em parceria com incorporadoras na realização de medições topográficas e emissão de laudos para licenças implementação de loteamentos e condomínios – destaca Bortoluzzi 

Equipe da Ecoer em trabalho de campo nas dependências da CB Bioenergia.

Os principais serviços oferecidos são: – Estudos completos para loteamentos e condomínios – Estudo de Impacto de Vizinhança | EIV – Relatório de impacto de tráfego | RIT – Topografia – Geoprocessamento rural e urbano – Licenciamento ambiental – Saneamento básico e planejamento urbano – Estudos geológicos e paleontológicos – Gestão ambiental | Eco Selo – Levantamentos de fauna e flora 

SAIBA MAIS Endereço: Rua Major Duarte, 290 – Centro Telefone/Whats: (55) 3317-3731/98143-0144 Site: www.ecoerengenharia.com.br Redes Sociais: @ecoerengenharia 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ivorá aposta no turismo e integração do Geoparque Quarta Colônia  Anterior

Ivorá aposta no turismo e integração do Geoparque Quarta Colônia 

No Pré-Réveillon da Persona, a gastronomia será um show à parte Próximo

No Pré-Réveillon da Persona, a gastronomia será um show à parte

Geral